sábado, 10 de outubro de 2009

HÁ SALVAÇÃO PARA O SUICIDA?

Embora já tenha ouvido opniões diversificadas, vou expor minha compreensão sobre esta temática.

O suicida comete um pecado grave, pois viola o sexto mandamento: não matarás, Ex 20.13. Esta era, inclusive, a argumentação de Agostinho. Por outro lado, parece difícil o suicida se arrepender deste erro, pois não há tempo hábil para tal.

Alguns sugerem que não se deve fechar esse assunto ao dizer que não há salvação para o suicida, pelo fato de não sabermos ao certo o que se passa na mente de alguém que comete tal prática. Nós não podemos julgar, não sabemos qual o nível de perturbação que o indivíduo foi acometido. Se dissermos que ele não se salvou ao se suicidar, podemos cair no erro de julgar algo que não temos condições, pois só Deus é Onisciente e conhece os corações.

Mas há ainda outro fator para ser considerado. Se quem comete suicídio está com alguma perturbação mental, se equiparando ao louco, a Bíblia nos assegura que até mesmo os loucos não errarão, Is 35.8. Então esta não pode ser uma desculpa para dizer que o suicida está salvo.

No caso de Judas, seu erro maior foi não buscar a misericórdia de Deus com um coração arrependido. E seu fim trágico sugere condenação, pois Pedro negou a Jesus mas se arrependeu depois, Judas poderia ter feito o mesmo. No que concerne a Sansão, a força dele vinha de Deus. Então se consideramos a atitude de Sansão como suicídio, estaremos dizendo que Deus o ajudou nesta prática, e isso é contra a natureza de Deus. Sansão não se suicidou, ele se vingou dos seus inimigos. É o que está registrado no texto de Jz 16.28-30. Se Sansão quizesse se suicidar, ele poderia ter feito isso em outras ocasiões. Mas sua atitude foi usar uma grande oportunidade para derrotar o inimigo nº 1 de Israel: os filisteus, e por isso ele aparece na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11.32.

Então? para responder esta pergunta, temos de analisar caso a caso.

Para esta resposta não se estender muito, vou resumir assim: Não podemos matar, nem cometer suicídio, pois a vida foi dada por Deus e só Ele tem o direito de tirá-la. Mas também não temos a chave do céu nem do inferno, para dizer que este ou aquele caso recebeu salvação ou condenação, pois não somos oniscientes.

6 comentários:

  1. Eu não quero mais viver, não tenho razão para isso, mas o que mais temo é ofender a Deus. Mas não tenho família, todos os que amo não estão mais comigo, meus amigos estão longe e eu estou atolada em dívidas impagáveis, não sou nenhum pouco feliz, para qq lugar q eu vá só levo problemas e mais problemas.

    ResponderExcluir
  2. ESPERO QUE VOCE NÃO TENHA ACOMETIDO NADA CONTRA VOCE MESMO, E SEMPRE HÁ UMA SALVAÇÃO, BASTA ACREDITAR EM DEUS e COLOQUE A SUA VIDA E O SEU CORAÇÃO EM DEUS E JESUS QUE MORREU PARA NOS ALVAR, ACREDITE QUE AMANHÃ HAVERÁ MAIS ESPERANÇA E SOLUÇÕES PARA VOCE, ACREDITE QUE VOCE É MAIS IMPORTANTE QUE A SUA DIVIDA E VOCE VAI SAIR DESTA E PODE DEMORAR O TEMPO QUE FOR, CAMINHE UMA PASSO DE CADA VEZ E UM DIA APÓS O OUTRO LENTAMENTE, NÃO TENHA PRESSA, TODAS AS SUAS DIVIDAS SERÃO PAGAS E VOCE POUCO A POUCO SOLUCIONARÁ TODOS OS SEUS OU SUAS PENDENCIAS E ENCONTRARÁ AMIGOS QUE O AJUDARÃO PARA ISTO CONTE A ELES AS SUAS DIFICULDADES, E PARA OUTRAS PESSOAS MESMO ESTRANHAS, TODOS LHE DARÃO UM VOTO DE CONFIANÇA E DE ESPERANÇA E QUEM SABE ALGUEM LHE MOSTRARÁ O CAMINHO DA AJUDA.

    ResponderExcluir
  3. A vida vale ouro e não tem dinheiro que pague a nossa perseverança e a nossa paz interior, não deixe que miseros dinheiro e preocupações por causa de dividas tire a sua vontade de viver. Confie em voce e o tempo pode ser longo, mas tem saida, sempre tem, siga em frente, pelo melhor caminho e não se envergonhe de pedir ajuda, sempre haverá uma porta aberta. Confie, Deus e a jsutiça tarda mais não falha, pense quantas pessoas tem sofrimentos e dores iguais ou piores que as tuas. Todos sentimos as dores, posso te ajudar?Ame voce mais que tudo, beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  4. caros irmaos vamos entender melhor as escrituras, a vida que não pode ser tirada é a vida alma só a Deus pertence esse direito, pois a vida do corpo esta sujeito ao proprio homem como tambem sujeito as tentações de satanas.
    a biblia diz: não tenha medo do homem pois ele pode tirar a vida do corpo mas não da alma, a Jó a mesma coisa esta escrito não toque na alma.
    pois bem tanto satanas como o proprio homem tem acesso em matar mesmo contra a Lei do mandamento.
    mas tirar a vida da alma só Deus pode sendo conforme a sua vontade no seu julgamento, e o julgamento de Deus é justo demais além dos nossos pensamentos, porque ele vai analisar detalhes minusculo desde a gestação da criança até o amadurecimento do espirito no corpo.

    ResponderExcluir
  5. alem do mais o fruto verde de certas arvores quando esta em fase de crescimento para o amadurecimento estão sujeitos as eventuais ventanias de agosto, e a alguns ventos anormais derrubam muitos frutos das arvores mesmo os tais bem fixado mas não suportam a força do vento, assim acontecem na vida humana da natureza divina e espiritual.por isso é cabivel só a Deus e a sua misericordia esse julgamento suicidio.
    não cai uma folha de uma arvore se não da vontade de Deus, creio eu que o suicidio é uma folha derrubada pelo vento. mas assim como os cabelos da cabeça esta contado assim também os suicidas de fraquezas mental é permissao de cair como as folhas de u,a arvore. esse é o meu modo de pensar mas não discordo de outros pensamentos.

    ResponderExcluir