quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

BÍBLIA DAKE – ERROS DOUTRINÁRIOS

Depois de folhear a Bíblia Dake, editada pela CPAD e Editora Atos, pude encontrar alguns equívocos doutrinários. Em uma visão rápida, procurando a abordagem de Dake sobre alguns temas mais comuns de se deparar com heresias, encontrei 6 (seis) comentários, os quais reproduzo aqui. Os números das páginas estão em negrito para melhor indicação. Vou fazer um leve comentário contestando-os.

 Na página 3, comentário sobre Gn 1.28c, está escrito: “Isso mostra a existência de um sistema social antes de Adão”.

No blog Fronteira Final, pastor Antônio Mesquita assim se expressou sobre isso: “... questões não aceitas pela doutrina cristã, como o comentário de Gênesis 1.28c, que a mim não passa de especulação, dando conta da existência de uma sociedade pré-adâmica...”. De fato, não existem textos bíblicos claros que evidenciem essa especulação. O próprio G. H. Pember, que argumentou bastante sobre essa interpretação em As Eras Mais Primitivas da Terra, escreveu: “Consideremos, então, as poucas referências que a Bíblia parece oferecer relacionadas a este grande mistério. Contudo, devemos pisar de leve... pois não temos certeza do seu fundamento1”. Então, está claro que essa abordagem é antipentecostal.

 Veja o que está dito na página 72, a respeito da Trindade: “Todas as três pessoas têm o próprio corpo, alma e espírito e formam a Trindade divina”.

Esse equívoco doutrinário ficou famoso com Benny Hinn, que sugeriu o desmembramento das três pessoas, afirmando: “há nove deles”. Mas leia em contrapartida o que disse Hank Hanegraaff: “A assertiva de que cada membro da Trindade tem seu próprio e distinto corpo espiritual subentende que existam três seres separados e distintos – em outras palavras, três deuses. Essa visão antibíblica (o triteísmo) corre contrário a tudo quanto as Escrituras ensinam – que há um só Deus, revelado em três pessoas2”.

 Dake dá 18 definições de fé, a maioria baseada em Hebreus 11. A terceira definição que ele dá é: “Poder criativo das obras divinas”, baseado em Hb 11.3. (Página 1969).

Porém, o texto de Hebreus diz outra coisa: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”. A tentativa de Dake é induzir o leitor a pensar que Deus criou o mundo por Sua fé (para sustentar o ensino errôneo da fé do tipo de Deus), entretanto, o que o texto está dizendo é que nós entendemos pela fé, que Deus criou os mundos pela sua palavra.

 A prova de que Dake está tentando induzir esse pensamento acima, é que está escrito claramente isto na página 1613. Ao explicar Mc 11.22, ele diz: “Literalmente: ‘Tenha a fé de Deus’... o homem foi criado com a fé de Deus...”.

Deus não precisa de fé. A Bíblia diz que Jesus é “o autor e consumador da fé” (Hb 12.2), assim, ele é o objeto da fé e não um sujeito que precisa ter fé.

 Agora vamos para a página 1732 da Bíblia Dake. Comentário de Jo 15.7. “... Um verdadeiro cristão pode conseguir o que quiser, assim como o que precisar. Uma oração dizendo: “se for da tua vontade”, envolvendo qualquer coisa que Deus já prometeu, e portanto já claramente mostrada que é da vontade dele, sendo pedida com fé, sem duvidar, é realmente uma oração de incredulidade”.

Eu já li isso em outros lugares. Nos escritos de Kenneth Hagin e R. R. Soares, por exemplo. Mas não podemos nos deixar envolver por mais esse ardil. ‘Se for da tua vontade’ não é incredulidade, mas reconhecimento da soberania de Deus. Jesus ensinou no Pai Nosso a frase “seja feita a tua vontade” (Mt 6.10) e deu-nos o exemplo quando orou ao Pai no Getsêmani “faça-se a tua vontade” (Mt 26.42). E mais, nós não podemos conseguir o que quisermos como diz Dake, nós temos é que orar pedindo a Deus a realização da vontade d’Ele em nossa vida.

 Vamos pra mais algumas páginas. 1717, com comentário de Jo 14.13: “O propósito da procuração entregue aos crentes”. 1721, com comentário de Jo 16.23: “Isso repete a doutrina da procuração em favor dos crentes, e ensina a representação nas questões divinas”. “O uso livre, ilimitado e absoluto de seu nome é o depósito na conta da igreja. Os cheques serão descontados na medida em que forem assinados por uma mão firme e segura”. Comentário de Jo 14.24: “... não hesite em pedir quaisquer bênçãos físicas, materiais ou espirituais – qualquer necessidade de seu corpo, alma e espírito, pois Ele não lhes negará nenhuma benção”.

Não é o uso livre e ilimitado do nome de Jesus que nos garante resposta das orações. Isso se parece com exigir de Deus, e não pedir (outro ensino errado da Confissão Positiva).

Agora imagine Deus atendendo todas as nossas orações! É óbvio que Ele não atenderá uma oração egoísta, uma oração que não esteja de acordo com Sua vontade (I Jo 5.14). E ainda, os propósitos de Deus em nossa vida é que valem (Rm 8.28) mesmo quando não entendemos na hora (Jo 13.7).

NOTA 1: Embora esses comentários sejam contrários a doutrina ortodoxa da Assembléia de Deus, a Bíblia Dake tem muitas qualidades no que concerne a ferramentas de estudo para os ministros, professores e estudiosos da Bíblia Sagrada.
NOTA 2: Não é o lançamento desta Bíblia pela CPAD que vai tirar meu respeito e confiança pela editora. É preciso mais.
NOTA 3: A Bíblia Dake deve ser estudada e analisada à luz de I Ts 5.21: “Examinai tudo. Retende o bem”.

Referências:
1. Pember, G. H. As Eras Mais Primitivas da Terra. Tomo 1. São Paulo: CCC Edições, 2002. Página 62.
2. Hanegraaff, Hank. Cristianismo em Crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. Página 135.

108 comentários:

  1. Caro Cláudio,

    A sua abordagem é equilibrada e respeitosa. Ela mostra o que realmente representam as incongruências de Dake, sem atacar a CPAD ou fazer insinuações depreciativas. Além disso, ela valoriza o lado bom da obra, que é muito superior às suas incongruências e incentiva o livre exame (1 Ts 5.21). Parabéns, meu amigo!

    CSZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assembleiano do pé rocho,e sou professor de escola domical a mas de 4 anos e sempre ensino ao meus alunos que ler a biblia é ingual a comer peixe sempre tendo o maior cuidado para não se engasgar com as espinhas.Agora se falando da biblia dake eu acho que vou aumentar o tamanho do peixe,e o sentido da frase.A bilia dake distoce a volta de cristo que será em duas fase distintas,de uma grande tribulação que não será de escala mundial, do anti-cristo que só vai gonvernar na eueopa e não no mundo todo,de Deus mudar o ceú para terra,erros sobre a trindade etecc.a cpad não pensou naqueles nossos irmãos que tem pouco conhecimento da palavra,pos como uma editora seria e que tem compromisso com Deus e com sua palavra falhou em e publica-la. .

      Excluir
    2. Olha na minha concepção, o irmão Cláudio foi feliz no seu comentário. Só que temos um problemão aí, porque a CPAD deveria ter um conselho de teólogos que analizasem estas notas antes de editála. Se existe esse concelho, então hove uma grande falha. Se ninguém assumir essa grande negligência, então os fatos podem levar muitos estudantes a acreditar que realmente existe divisões de opnião entre os teólogos da instituíção.

      Excluir
    3. este irmao tem que aprender a escrever portugues

      Excluir
    4. Você quis dizer Português ou Língua portuguesa?

      Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.
      Lucas 6:42

      Excluir
    5. Realmente fiquei assustada com o comentário da Dake, que diz que o anticristo só dominaria a região da Europa, especificamente os dez reinos. Ainda disse que assim como muitas pessoas não souberam da existência de Jesus na Terra, muitos na grande tribulação também não saberão da existência do anticristo, e que muitos vão morrer na época sem sabê-lo, e que se não fosse assim, não sobraria ninguém para ficar para o milênio. Fiquei assustada! Se o anticristo vai dominar só os dez reinos aliados a ele, logo, o Dia do Senhor será só para os europeus. E como ficam os outros infiéis? Fora outras coisas que já foram comentadas no blog

      Excluir
    6. Possuo várias bíblias de estudo e o interessante é que todas as notas de rodapé não são inspiradas por Deus, observando que conjecturas são feitas normalmente pelos melhores pregadores, o que é diferente de afirmações e ensinos que contradizem as escrituras. Qual denominação detém o monopólio da verdade bíblica? Não emcontrei no Brasil uma bíblia tão rica e completa como a dake, cada im tem sua opinião essa é a que penso sobre esta maravilhosa bíblia de estudo. "Espinhas cada um tira de seu peixe, crianças não são aconselhadas a comer peixe sozinhas".

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. É verdade, eu também na pág 2048 afirma que a tribulação não será em escala mundial , que os primeiros selos se aplicam somente a uma parte da terra,o martírio dos Santos ocorre sobretudo , dentro do território do Império Romano apocalipse 6.9-11. Os 144 mil judeus de Apocalipse 7.1-8 são assinalados dentro do território de Israel.
      E também me intrestesse o estudo:
      EXTENSÃO DO REINO DO ANTICRISTO PÁG 2050 Não vou nem comentar...
      A bíblia Dake é ótima, fornece uma Gama de informações, mas esses erros e outros confundem verdadeiramente é por isso devemos alerta a tds sobre o assunto. Obrigado.
      Face: Bruno Andrade

      Excluir
  2. Pr Ciro,

    Como alguém que prima pelo zelo com a sã doutrina, creio que é assim que devemos abordar qualquer temática, com equilíbrio e respeito.

    Sinto-me honrado em ter seu comentário em meu blog.

    Graça e Paz

    Cláudio Ananias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. faço das palavras do irmão Ciro Sanches as minhas tbm.
      Um forte abraço!

      Excluir
    4. faço das palavras do irmão Ciro Sanches as minhas tbm.
      Um forte abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pela abordagem, não é porque uma obra é publicada por uma editora , que temos que apoiar tudo o que diz, e nem desvalorizar a editora por tal publicação. Mas aqui vai um pequeno conselho: os bereanos estão por aí.

    por Pb ROni EVangelista

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Roni Evangelista,
    Os bereanos serão sempre bem vindos neste blog.

    Cláudio Ananias

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog. Já estou seguindo!

    Aproveito pra lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão sempre bem-vindos

    http://ccrislayne.blogspot.com/

    Te espero lá!

    ResponderExcluir
  6. Eu ganhei uma bíblia Dake de presente por ter vencido em 2° lugar no Melhor de Bíblia Teen da ADIG. Se eu quiser eu posso trocar por outra, o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. Claro vamos falar do milagre mas vamos esconder o santo(CPAD) que fez o milagre, quem é a Assembléia de Deus para falar de Heresia se é a deniminação que mais prega heresia no brasil, talvez não na sua "Doutrina oficial" mas na suas igrejas se prega heresias todo dia e uma delas que mais se prega é que Deus coloca enfermidades nos seus filhos pregado abertamente e, praticamente todas as Igrejas da Assebléia de Deus, medite na seguinte história: vc tem um filho ainda pequeno e que precisa de seu cuidado, carinho e proteção no mesmo instante em que vc tambem tem um Pit bull e imagine se vc teria coragem de vez em quando colocar o seu filho la na casa do Cachorro para que o cão possa morde-lo, e macuca-lo só para vc saber se ele relamente é seu filho, vc teria coragem de fazer isso??? mas vcs mesmos tem pregado Isso, quando prega que Deus colcoa doênça nos seus filhos, mesmo que inconcientemente. fiquem na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, sou Assembleiano desde 1993, e até hoje não vi essa Doutrina sendo pregada na AD. Acho que você está falando sem conhecimento de causa.

      Excluir
  8. Ola eu comprei uma gostaria de saber se realmente essa biblia e uma biblia que nao presta,porque comprei uma e gostaria de saber se posso estudar sobre coisas boas nela tambem fico no aguardo do Pr:?????obrigado

    ResponderExcluir
  9. A PAZ DO SENHOR!
    COMPREI UMA E DEI UMA OLHADA,FIQUEI PREOCUPADO E PESQUIZEI NA NET E CONCLUI QUE SERIA MELHOR DEVOLVER E FOI O QUE FIZ;O LOJISTA,IRMÃO EM CRISTO, VAI TROCAR POR OUTRA.
    ACHEI MELHOR POIS TEM MUITA CONTROVÉRSIA E NÃO DA PRA JULGAR TUDO,TEMOS MAIS O QUE FAZER DEFENDENDO O EVANGELHO CONTRA OS TRIUNFALISTAS,VENDILHÕES E SEM FALAR DAS FALSAS DOUTRINAS CLÁSICAS COMO MORMÓNS,ETC.
    EM CRISTO,
    MARIO CESAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão Mario, ''CLÁSSICA'' TEM 2 'S'..OK? Eh tão facil atacar a igreja alheia e não observamos o ''argueiro' em nossa própria congregação..Ja li varias BIBLIAS, cada uma mais absurda que a outra, mas de acordo com a escritura que incentiva o livre exame (1 Ts 5.21)..eu leio de tudo , mas retenho o bem! Não tenho vergonha em ser MORMON, pois não vivo atacando as igrejas alheias, como muitas o fazem por ai"

      Excluir
    2. a paz do senhor meu irmao mario isso vamos encontra e m todas as biblias por que foi mudadas la na antiguidades pelos romanos e oelos gregos por beneficio dos homens entao meu querido e porrisso que devemos ter uncao e dicernimento para ler a palavra de deus eles vao da a vercao deles a respeito da palavra mais deus vai le dar o entendimento correto.
      ]fica na paz do senhor jesus

      Excluir
  10. A paz do senhor meus amados irmãos!
    O senhor Jorge Eduardo Costa deveria ler mas a Biblia, e ser um verdadeiro frequentador da Assembléia de Deus antes de falar que minha igreja é herégi, ou que prega heresia,( Pergunto ao querido e amado irmão, em quantas Ass de Deus o Sr já cultuou a Deus, e se algum dia alguem pregou alguma heresia dentro de alguma Ass de Deus que o Sr tenha frequentado, não foi a instituição em si, mas sim o ministro, e assim como alguns ministros erram na hermeneûtica, alguns cristãos erram em julgar, sendo assim peço que a Vsa Senhoria ore pelos ministros que o sr conclui que é herege, e não fique julgando a minha igreja, que é uma instituição muito séria, vou orar pelo amado irmão, fico muito triste com esses comentários, que acabam por disvirtua as pessoas do verdadeira objetivo do evangelho e da igreja em si.
    Mateus 7 diz!
    1.Não julgueis, e não sereis julgados.
    2.Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós.
    3.Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
    4.Ou, como podes dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu?
    5.Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.
    6.Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las se voltariam contra vós e vos estraçalhariam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCES, PROTESTANTES, EVANGELICOS E PENTECOSTAIS erram muito em atacar-vos uns aos outros e o 'ANJO DE LUZ' rir-se de vós todos! Todos os lideres catolicos,mormons,tjs,adventistas,universalistas,kardecistas,metodistas,batistas,shakers,quakers,assembleistas e por ai vão, erraram um dia! Qdo JESUS CRISTO voltar a terra, ele vai preservar TODOS OS JUSTOS DA TERRA...e não somente os de vossa igrejinha de quintal q foi fundada a menos de 50 anos! Voces erram e agem como loucos...CUIDEM DE VOSSAS VIDAS...leiam a Biblia sem condenar aos outros! afff

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chega a ser patético

      Excluir
  11. GOSTEI DO SEU COMENTARIO MEU CARO IRMÃO APESAR DE TUDO QUE O IRMÃO PESQUISOU,ESSA BÍBLIA CONTEM ALGUMA COISA BOA? SE EXISTIR CITE POR FAVOR

    ResponderExcluir
  12. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir com o Filho do Homem e participar da obra comum da nossa criação, deve inteirar-se da fundamentação contida na “Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  13. Shalom meus Amados!
    É preciso ter pleno conhecimento e base no se fala, vale lembrar que os comentários iserido na Bíblia DAKE, não são chamados de: ERROS DOUTRINÁRIOS, como foi postado aqui nesse Blog, talvez quem postou nem sabe o que é Doutrina...
    Quando na verdade Doutrina é: Conjunto de princípios!
    Logo os comentários uma vez encontrado na Bíblia de Estudo DAKE, são chamado de NOTAS.
    NOTAS, essas que não são Heresias, como alguém escreveu em cima. Verdade é que, o que estudamos à parte na Bíblia de Estudo DAKE, também consideramos como visão teológica, ou seja cada universidade defende suas teses com base no que leu. Portanto as NOTAS de DAKE, não são de modo algum Heresias.
    Vale lembrar que a CPAD, já mais publicaria algo sem base!
    Atenciosamente, Gabriel Alcântara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz meu amado gostei do seu comentario que continue te abençoando e aumentando seu conhecimento a cada dia!

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo comentário
      Estive na Editora Dake constatei que ele deixou mas de 9 mil esboços vários livros podia recitar sem parar de Mat a Apoc
      Era trombonista solista banhista cantor em grupos escritor
      Sua esposa era organista,pianista cantora,autora de vários hinos e pregadora(Nao Pastora)
      Traduzimos 4 livros de Dake em 2014
      1)Revelation Expanded
      2)Another Time another man
      3)Rapto e second Coming
      4)Heavenly Hostes
      Muito grato pelo apoio

      Excluir
  14. O VITORIOSO PERMANECE ABANDONADO:
    O mesmo povo que recebeu Jesus com festas e amor
    No dia seguinte os mesmos que o condena a morte!

    “Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus”. Mt. 5:19.

    A VERDADE NÃO PODE EXISTIR EM COISAS QUE DIVERGEM

    Da velha obra me obrigais a fazer obra nova. Quereis que, de alguma sorte, me coloque como árbitro entre os exemplares das Escrituras que estão dispersos por todo o mundo, e, como diferem entre si, que eu distinga os que estão de acordo com o verdadeiro texto grego. É um piedoso trabalho, mas é também um perigoso arrojo, da parte de quem deve ser por todos julgado, julgar ele mesmo os outros, querer mudar a língua de um velho e conduzir à infância o mundo já envelhecido. Qual, de fato, o sábio e mesmo o ignorante que, desde que tiver nas mãos um exemplar (novo), depois de o haver percorrido apenas uma vez, vendo que se acha em desacordo com o que está habituado a ler, não se ponha imediatamente a clamar que está habituado a ler, não se ponha imediatamente a clamar que eu sou um sacrílego, um falsário, porque terei tido a audácia de acrescentar, substituir, corrigir algumas coisas nos livros?Um duplo motivo me consola desta acusação. O primeiro é que vós, que sois o soberano pontífice, me ordenais que o faça; o segundo é que a verdade não poderia existir em coisas que divergem, mesmo quando tivessem elas por si a aprovação dos maus. (São Jerônimo).

    Heresia (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção") é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo. ...

    Reflexão!

    Não se esqueçam que o Cristianismo foi uma doutrina herética e que por uma decisão superior tornou-se uma doutrina legalizada, oficial.

    Façam uma análise crítica!

    Busque a verdade em tudo e você viverá para harmonizar e trazer a paz.

    Th Dr. José Gualberto Muniz
    Membro da AD em Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIVERGENCIAS??? AKAKKAKAAK QUAL BIBLIA NAO POSSUI DIVERGENCIAS? KKKKKK tenho uma biblia em ingles q diverge muito sobre o q esta´escrito na de portugues......qualquer coisa...deixe seu email...que te mostro os erros e contradições da mesma...sem menospreza-la..ESTUDO PESSOAL!

      Excluir
    2. Essa abordagem do Th Dr. José Gualberto Muniz Membro da AD em Cuiabá-MT. Onde ele diz "Não se esqueçam que o Cristianismo foi uma doutrina herética e que por uma decisão superior tornou-se uma doutrina legalizada, oficial." Você (DR), deveria conhecer A BÍBLIA SAGRADA, eu nunca vi "BURRO SENDO DOUTOR", MAS AGORA VEJO QUE TEM "DOUTOR BURRO", O Cristianismo nunca foi uma DOUTRINA HERÉTICA, existem doutrinas heréticas e heresias dentro do cristianismo, porque estão vindo pessoas de diversos seguimentos religiosos que se infiltram dentro do cristianismo. Heréticas ou heréticos: Sinônimos: herege, absurdo, impossível, ateu, herético, ímpio, incrédulo, incréu, irreligioso, heterodoxo, danado, descrido, cacodoxo Etc.
      Heréticas: Vem de herege, que vem de heresia, que é doutrina contrária aos dogmas da igreja.
      O Cristianismo foi FUNDADO POR JESUS CRISTO, o Cristianismo vem de "Cristão", Cristão significa seguidor de Cristo. Jesus Cristo não pregava "HERESIAS" Pregava A Verdade: "Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (Jo 8:31-32). O cristianismo sempre existiu e existe no seio da Bíblia A palavra de Deus. Você está perdido "DOUTOR".

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Honra-me sobremaneira dirigir a Vossa magnificência paivateologiaeestudo@gmail.com22 de maio de 2012 06:54 e pedir Desculpa por perturbar o vosso cérebro, onde reside a ignorância dos conhecimentos sobre as doutrinas mortas e o Cristianismo; Quem criou a denominação cristãos e em seguida por todos os Homens do caminho o Cristianismo foi o Apóstolo Lucas diante do Apostolo Paulo; Na verdade as palavras registradas são de conhecimento científico; sem transtornos psíquicos, e pobreza na linguagem escrita por V.M, humildemente seja o mestre de si mesmo, para que possa reinar servindo com amor ao próximo, sem ser submisso a dogmas obsoletos e em conflitos existencial; as questões religiosos só serão obtemperadas quando velhos conceitos forem reavaliados e mudanças tanto na estrutura das instituições escolares quanto no íntimo dos próprio professores forem feitas. Reavaliar conceitos significa pensar em todos os valores e verdades que até então aplicá-los na sociedade atual. Se encaixarem perfeitamente, eles ainda são válidos, caso contrário, é hora de mudar.
      Th Dr José Gualberto Muniz, CSsR

      Excluir
  15. O VITORIOSO PERMANECE ABANDONADO:
    O mesmo povo que recebeu Jesus com festas e amor
    No dia seguinte os mesmos que o condena a morte!

    “Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus”. Mt. 5:19.

    A VERDADE NÃO PODE EXISTIR EM COISAS QUE DIVERGEM

    Da velha obra me obrigais a fazer obra nova. Quereis que, de alguma sorte, me coloque como árbitro entre os exemplares das Escrituras que estão dispersos por todo o mundo, e, como diferem entre si, que eu distinga os que estão de acordo com o verdadeiro texto grego. É um piedoso trabalho, mas é também um perigoso arrojo, da parte de quem deve ser por todos julgado, julgar ele mesmo os outros, querer mudar a língua de um velho e conduzir à infância o mundo já envelhecido. Qual, de fato, o sábio e mesmo o ignorante que, desde que tiver nas mãos um exemplar (novo), depois de o haver percorrido apenas uma vez, vendo que se acha em desacordo com o que está habituado a ler, não se ponha imediatamente a clamar que está habituado a ler, não se ponha imediatamente a clamar que eu sou um sacrílego, um falsário, porque terei tido a audácia de acrescentar, substituir, corrigir algumas coisas nos livros?Um duplo motivo me consola desta acusação. O primeiro é que vós, que sois o soberano pontífice, me ordenais que o faça; o segundo é que a verdade não poderia existir em coisas que divergem, mesmo quando tivessem elas por si a aprovação dos maus. (São Jerônimo).

    Heresia (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção") é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo. ...

    Reflexão!

    Não se esqueçam que o Cristianismo foi uma doutrina herética e que por uma decisão superior tornou-se uma doutrina legalizada, oficial.

    Façam uma análise crítica!

    Busque a verdade em tudo e você viverá para harmonizar e trazer a paz.

    Th Dr. José Gualberto Muniz
    Membro da AD em Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  16. pr eliezer eu fiquei preucupado com este pastor que disse da nossa assembleia de deus porque ea igreja que mais prega o evangelho eque ensina o caminho da verdade no brasil e no mundo evem falar que nos samos eregen? olha pastor por causa de um nao podemos jugar o ministerio e digo retire o que osenhor falou porque,falou da igreja de Deus. sobre abiblia dake ea demais que comtem estudo vomos ter cuidado sim porque e pensamento do homem e nos devemos analisar tudo e pedir a orientaçao do Espirito de Deus oque e bom receba em nome de Jesus eo que e eregem nao receba ok. fique comDeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRMAO ELIEZER...a assembleia de deus não é a igreja que mais prega o evangelho e que ensina o caminho da verdade no brasil e no mundo...nao mesmo! SE FOSSE...ELA JA DEVERIA ULTRAPASSAR AS DEMAIS MAIS PODEROSAS EM NUMEROS...va se informar mais! E SE ELA FOSSE ''REALMENTE A IGREJA DE DEUS'' AKAKKAAK nao teria nome de ''assembleia'' ou isso ou aquilo..nao eh? a assembleia de deus nao é o caminho , por si so, que nos leva AO REINO CELESTIAL...

      Excluir
  17. Eu tenho a Bíblia de anotada do Pr. Finnis Dake e várias outras, Conheço os ensinos da A. de Deus porém não sou desta denominação. Então penso que não devemos condenar Bíblias de estudo por ensinos que achamos que está errado sem ao menos ter lido e principalmente estudado profundamente se os ensinos SÃO BÍBLICOS, se minha denominação não dá crédito a esses ensinos será que estão errados? se tenho a biblia de Genebra será herege para um, se tenho a anotada sera herege para outro, se a pentecostal para o outro, se a Scofield...assim por diante. Por isso é melhor ficar com a bíblia pura, as notas são apenas complementos produzido por homens que pesquisaram, se fossem produzidos pelo Espírito não conteriam erros . Se procurarmos realmente as notas dessas bíblias sempre iremos achar algo que não vai estar de acordo com nosso pensamento por isso vamos tachar todas de bíblias hereges? Cada denominação publíca a Bíblia de estudo de acordo com o que crê, quem garante que a mesma situação do que ocorreu com a Dake não esteja em outras Bíblias por ai afora?
    Eis o que está escrito no prefácio da Dake pelos editores: “Largamente honrada em apresentar aos obreiros e a todos que se aprazem na leitura e pesquisa das Sagradas Escrituras, a Bíblia de estudo Dake. Trata-se de uma obra pentecostal, construída nos âmbitos da Assembléia de Deus nos Estados Unidos”. Comamos o peixe e desprezemos as espínhas. Deus abençoe a todos. I Ts 5.21: “Examinai tudo, Retende o bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos ser Bereanos por toda a vida...

      Excluir
    2. irmao diogo acerta em falar que ''Cada denominação publíca a Bíblia de estudo de acordo com o que crê''..isso eh fato...E PROVA DISSO SAO AS VARIAS IGREJAS AI A FORA AAKLALALALALALAL

      Excluir
  18. A PAZ CLAUDIO
    Tenho á BIBLIA DAKE como também tenho outras BIBLIA tais como: PENTECOSTAL, DEVOCIONAL,APLICAÇÃO PESSOAL,DO OBREIRO e algumas no qual não contem comentarios que é as que eu mais uso para pregar A PALAVRA;
    Do outro lado é complicadissimo ter um material que é completamente errônio; o comentario da pagina 3 é como se ele estivesse falando de pessoas antes de Adão pra não falar outra palavra e der apoio aos ufos, imagine o pregador dizendo: Irmãos antes de Adão existia Et...
    Se pra pregar Á PALAVRA é um ato de inteira responsabilidade e de uma alta comunhão para com DEUS; agora pense pregar e colocar un ~ na ministração.
    concluindo completamente Anti BIBLICO alguns comentarios é porrisso que Eu prefiro ler e reler ler e reler a BIBLIA de GE á AP aprendo isso com o meu PASTOR que tem 80 anos e ler 40 capitolos por dia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmaõs, melhor maneira de encerrar esse debate é apenas, meditar na palavra, quarde a palavra de Deus em seu coração, deixe que o entendimento DEUS lhe dara, entender a biblia, não é um intelecto, mas sim um dom, um dom dado por DEUS, e pode ter certeza quando DEUS mandar falar não vai lhe faltar palavras, se o estudo da dake é controverso ou não, deixe DEUS ira punir quem o ignorou, por isso eu prefiro a biblia comum, prefiro deixar DEUS me guiar, e creio eu que ele me dara o dom da palavra,

      Excluir
  19. Não conhecia a Bíblia de Dake, mas agora vou tomar cuidado.
    Juan Curso de Ingles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo não permita que ignorantes afetemsua mente nem seu coração
      Já li mais de 1 milhão de palavras dos ensinos Dake estive na Editora deles na américa depois de ler vc terá uma ideia completamente diferente dos demais que numca viram uma Dake e postam comentário ,Grato

      Excluir
  20. a paz do Senhor a todos homens de Deus,pr eu sou novo na caminhada eu gostaria de saber se só esses equivoco que esta nessa biblia ou ha mais pois gostei muito da traduçao dela sera que posso continua com ela gosto muito de estudar a palavra de Deus gostaria uma ajuda dos irmaos pois somos todos membros de Cristo uma só famila em Cristo jesus...meu imail ap.pacifico@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo não existe uma bíblia em comentários mais perfeita que a DaKe já li em mais de 30 anos mais de 1 milhão de palavras e numca encontrei nada contra nossa doutrina 90 por cento dos que combatem Dake numca viram a tal bíblia grato

      Excluir
  21. Endossso as palavras do irmão Klebson, Dake faz um comentário onde o foco era outro.
    Não deveriamos lêr a Palavra de Deus com anotações de homens, pois de fato ela vêm de Deus e o mesmo dará a interpretação ao leitor.

    O que infelizmente se têm visto é uma busca de respostas prontas para perguntas que tem como objetivo saciar nossos desejos carnais (comentários pags. 1717 e 1721), não serei eu que irei "apontar o dedo" para meu Salvador e Criador exigindo bençãos nessa habitação temporária (2Co. 5.1), Ele ja me prometeu algo infinamente maior se for fiel até o fim (Ap. 2.10).

    Não devemos retirar um texto de seu contexto para criar um pretexto.

    Pra finalizar, concordo com o irmão Cláudio em todos os pontos abordados e peço se for possível uma abordagem da triunidade divina (com referências), para sanar algumas duvidas que acabei tendo ao ler seu texto.

    Fiquem todos na paz do nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  22. Apesar de algumas coisas que eu tambem nao concordo, a dake é uma otima fonte de pesquisas historicas e bem cintetizada ao estudo aplicativo., apesar de as datas do AT nao concordarem com a biblia pentecostal, e alguns comentarios do altor se posicionarem de uma forma diferente ao que se estuda, isso nem sempre quer dizer que esta errado. Mas tem sim alguns conteudos duvidosos.. Eu a ultilizo por ser um bom instrumento de pesquisa, e nao de aprendizado.. tiro o que é proveitoso e elimino o que nao provem de boa fonte.. Mas seu autor é um grande observador de Flavio Josefo, a base fundamental para o estudo teologico de qualquer denominção.. o que eu aconselho a vocês, e conhecerem algo antes de critica-los, pois poderão perder a oportunidade de aprender coisas fantasticas.. Nos mas nao se atenham as coisas do mundo, pois quem é escolhido por Deus, o conhecimento vem do trono.. fiquem com a paz do senhor Jesus.

    Anderson luis trindade andersonluistrindade@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom Irmao já mais de 1 milhão de palavras da bíblia comentada Dake a mais de 30 anos,numca encontrei nada contra as verdades do Evangelho
      Em tempo Dake não tem heresias nem doutrina so faz comentários ,grato

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Quero Parabenizar o postador desta mensagem, Claudio Ananias, que demonstrando coerencia ao analisar a ferramenta citada (Dake), atribui-lhe as qualidades que lhe são devidas. Sendo sendo presumivel que o mesmo tenha-se deleitado-se eu toda sua leitura.
    fique com Deus meu amado em Cristo.

    Quero Parabenizar o postador desta mensagem, Claudio Ananias, que demonstrando coerencia ao analisar a ferramenta citada (Dake), atribui-lhe as qualidades que lhe são devidas. Sendo sendo presumivel que o mesmo tenha-se deleitado-se eu toda sua leitura.
    fique com Deus meu amado em Cristo.

    Quero Parabenizar o postador desta mensagem, Claudio Ananias, que demonstrando coerência ao analisar a ferramenta citada (Dake), atribui-lhe as qualidades que lhe são devidas. Sendo presumivel que o mesmo tenha-se deleitado-se em toda sua leitura.
    fique com Deus meu amado em Cristo.

    ResponderExcluir
  26. eu tenho uma dake com os erros como fazer para substitui-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela já foi corrigida meu caro irmão

      Excluir
    2. Não existe bíblia Dake com erros,nem bíblia Dake corrigida,houve cortes de preguica ex porque centenas e centenas de palavras fora retiradas do dicionário::se la não tem doutrinas
      Quem fez os cortes da Dake foi minha colega de seminário que não conhece nada de doutrina,os cortes foram so para ganhar dinheiro

      Excluir
  27. Infelizmente a CPAD errou gravemente ao imprimir e vender uma Bíblia cheia de heresias. Isso passou desapercebido? será que não houve intenção? se não de todos, mas de alguns? Creio que ninguém publica uma coisa sem medir antes se isso é bom. É o que a Bíblia ensina. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONDENARAM TANTO O LIVRO DE MORMON, NAO APLICANDO O QUE PAULO FALA...''EXAMINAI TUDO E RETENDE O BEM''.....E AINDA CRIAM MAIS ''UMA BIBLIA''....NAO EH IRMAO??/

      Excluir
    2. Meu bom amigo vc tem a bíblia comentada Dake:?
      Leio esta bíblia a mais de 30 anos e numca encontrei nada de errado,ja li mais de 1 milhão de palavras do autor,desafio quem quer que seja para um debate,grato

      Excluir
  28. Eu ja to cheio desse evangeliquês, vcs não tem nada pra fazer não ??? Vão ganhar as almas e deixem de ficar defendendo os seus pontos de vista e sua denominações

    ResponderExcluir
  29. Paz do Senhor,queDeus continue lhe dando visao e nos ajudar, Prb.Marcos

    ResponderExcluir
  30. Graça e Paz Pastor.
    É preciso concientizar os cristãos, de que, comentários de escritores, não fazem parte da inspiração bíblica, e que não pode servir tambem como base doutrinária. É preciso combater essas heresias discimuladas desses comentaristas.Abraço Pastor Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo vc tem uma bíblia comentada Dake?
      Já li mais de 1 milhão de palavras e numca encontrei um erro siquer quem não a possui devia ter a dignidade de pesquisar para comentar,claro que isso não aplica a sua pessoa,grato

      Excluir
  31. A paz do senhor,nao sou adepto do comentario ,porque vejo muitas vezes pessoas colocando suas opinioes,mais para alimentarem seus egos,sem o proposito de querer ajudar,costumo ler sim,mas fico de boca aberta quando alguem se propoe a gastar horas de leitura revisando escritos depois coloca na net,e pessoas ao invez de aproveitarem isso,colocam criticas nao contra o escritor ,mas contra a igreja,saibam a opiniao e pessoal,aproveitem,foi muito util a opiniao sobre esta biblia,os adptos do g12 dvem estar adorando.

    ResponderExcluir
  32. PARABÉNS PELO COMENTÁRIO,MAS TEM MUITAS DOUTRINAS DAS ASSEMBLÉIA DE DEUS QUE É ENSINADA ERRADA,POR EXEMPLO,O DIZIMO,MALAQUIAS 3:10 PORQUE,VC NÃO COMENTA A VERDADEIRA interpretação DO DIZIMO.

    ResponderExcluir
  33. DAKE,morreu pobre escreveu vários comentário bíblico,bíblia de estudo todo o seu dinheiro usou na obra de DEUS,invés de fica comentando de um homen de DEUS que JÁ MORREU,que não pode se defende,porque vc não fala desses grandes pastores da assemblei de DEUS QUE ESTÃO FAZENDO COISAS MAIS PIORES.

    ResponderExcluir
  34. JOELMA - "A.D" BACABAL- MA:

    A PAZ DO SENHOR AMADOS E QUERIDOS EM CRISTO JESUS... SERIA EXCELENTE QUE CADA UM DE NÓS FOSSEMOS COMO A VELA DO FILTRO: "RETER APENAS O QUE É BOM". A PRÓPRIA PALAVRA NOS ORIENTA DE QUE SE QUISERMOS SABEDORIA, PEDIR A DEUS, E DE SABEDORIA O NOSSO SENHOR ENTENDE MUITO E BEM. ENTÃO FILHINOS, TEMOS APENAS QUE EXAMINAR AS ESCRITURAS COM A INFALÍVEL ORIENTAÇÃO DO FIEL COMPANHEIRO DE TODAS AS HORAS: "O ESPÍRITO SANTO", QUE NOS MOSTRARÁ A VERDADE E IRÁ TIRAR TODAS AS DÚVIDAS. AFINAL DE CONTAS, (OLHA, ESTOU DIZENDO COM AMOR E NÃO COM IRONIA) TEMOS QUE OBSERVAR E VIVER A PALAVRA EM SI E NÃO OS COMENTÁRIOS. AS VEZES PECAMOS MESMO COM COMENTÁRIOS, DEVIDO CADA UM DE NÓS TERMOS OPINIÕES FORMADAS. E ISSO É ATÉ BOM ACONTECER, PARA QUE POSSAMOS RECONNHECER QUE SOMOS FALHOS E QUE SOMENTE O NOSSO DEUS É "PERFEITO". QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
  35. A BIBLIA DAKE APRESENTA ERROS ?, ESTUDE-A QUEM SABE ISSO NÃO SEJA UM TEXTE PARA NOS. PESSOAS QUEREM SE APRESENTAR DE FORMA ERRADA, É CLARO QUE O PASTOR CIRO SANCHES QUERIA MESMO ERA DAR UMA DESCASCADA NO LOMBO DE ALGUÉM MAS ELE MOSTROU QUE TEM ÉTICA, SE ENCONTRAR-MOS UM DIAMANTE NO FUNDO DE UMA TERRA NINGUÉM SAI POR AI GRITANDO QUE ACHOU A TAL PEDRA, MAS QUANDO SE FALA DE ESPIRITUALIDADE PARECE QUE QUEREMOS SER OS MAIORES, O QUE QUERO DIZER COM ISSO SE NOS ACHAMOS ALGUNS ERROS DEVEMOS SIM TENTAR CORRIGI-LO, SECRETAMENTE, O QUE ALGUNS ESTÃO ESCREVENDO ACERCA DA BIBLIA DAKE E QUE ELA NÃO PRESTA, NÃO VALE NADA MAS E PORQUE TEM? CREIO QUE O RESPONSAVEL EM ESCREVER AS NOTAS DO RODAPE NÃO USOU DE MÁ FÉ, ALIÁS MUITAS PESSOAS ESTÃO USANDO DE MÁ FÉ POIS SE RETER O QUE E BOM , DEVEMOS RETER O QUE A BIBLIA EM SI DIZ NÃO O QUE O OS COMENTÁRIOS ESTÃO DIZENDO, FOI COMO DISSE E CONCORDO EXISTE DE FATO ERRO EXISTE MAS TUDO O QUE FORMOS FAZER TEM QUE SER COM ORDEM E DECÊNCIA, NAO ESCANDALIZANDO, POIS E SE EU FOSSE UM NOVO CONVERTIDO E LESSE AGORA O PRIMEIRO COMENTARIO E OS DEMAIS COMO FICARIA A MINHA CABEÇA, MAS LOUVO A DEUS POR CONHECER E LER A BIBLIA DAKE, BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL,VERSÃO NOVA INTERNACIONAL, BIBLIA THOMPSON,BIBLIA DE ESTUDO SHEED, E OUTRAS VERSÕES, MAS NEM TODO MUNDO ESTA PREPARADO PARA CERTAS COISAS, CONCORDA COMIGO PR CIRO UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentario
      Em tempo terminamos 4 livros que sera lancados em portugues breve
      Grato

      Excluir
  36. Na minha opinião a melhor Bíblia ja criada é a Dake não tem nenhuma melhor que ela a biblia tem
    500.000 referências cruzadas;
    35.000 notas de comentários;
    8.000 esboços para sermões;
    Definições de palavras do grego e hebraico;
    Estudos temáticos de cada livro;
    Mapas
    E muito mais.

    Dake escreveu essa Biblia por mais de 7 anos se o cara nao tiversse errado nenhum de mais de 300mil ensinamentos ensinados....

    RECOMENTO QUE COMPREEEE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo apoio
      Estive na Editora Dake na America,tb no tumulo dele e sua esposa sentei no sofa dele estivemos com a bibiade estudo dele nas mãos
      Vc esqueceu de citar 500 horas de ensino em tapes de rolo
      Gastou mais de 1000 horas de estudo grato

      Excluir
  37. Irmão Cláudio Ananias, graça e paz!
    Ganhamos a Bíblia de estudos Dake em 2009 e somente agora em 2011 ficamos sabendo que a mesma foi impressa com diversos erros.
    Muito embora saibamos da importância da mesma, no entanto, estamos com dificuldade de entender,como é que uma editora confessional,como a CPAD,mesmo sendo sabedora dos equívocos absurdos, autorizou a impressão.
    Perdoe-nos a franqueza,todavia ficamos ainda mais abismado quando lemos que na quebra de braço entre a CPAD e a comissão de doutrina da CGADB,por causa dos erros,à época,sobrou para a então revisora,irmã Miriam Anna Libório.
    Caso tenha sido verdade o que foi publicado, torcemos que o péssimo exemplo não seja copiado.
    Que o Eterno Deus ilumine os que assim procedem,permitindo que eles tenham coragem para admitir quando errarem.

    ResponderExcluir
  38. DESDE QUANDO COMEÇOU A EXISTIREM BIBLIAS COM NOTAS EXPLICATIVAS, HÁ ESSES ERROS, AO QUAL O CRENTE FIEL DEVERÁ NOTAR E NAO TE-LAS COMO PARTE DA BIBLIA SAGRADA, COMO FAZEM ALGUNS.DÃO MAIS VALOR AO RODAPÉ DO QUE A PROPRIA PALAVRA DE DEUS, É MUITO PRECIPITADO CITAR ESSES RODAPÉS EM NOSSOS CULTOS..MUITO PROVEITOSA O ESCLARECIMENTO DO IRMÃO.. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  39. Sim é verdade,essa doutrina diabólica vem de muitos anos atras,de um homem chamado Essek w.kenyon e keneth hagin seguil o mesmo caminho do gnosticismo,eles acham que existe uma uma verdade especial mais elevada e que essa verdade esta acessível apenas para os íluminados de Deus,ESSEK kenyon considederava-se um íluminado,e acabou sendo um instrumento nas mãos do diabo.

    ResponderExcluir
  40. TANTAS BIBLIAS POR AI...UMAS PIORES QUE AS OUTRAS...os protestantes adoram pisar nos grupos religiosos que divergem da mente dos mesmos...acham q todos devam pensar =, comer =, defecar =....por favor!!! Leiam o LIVRO DE MORMON!!! E depois julguem se FOI ESCRITO pelo DIABO ou nao...akkakka ai agora...vc criam mais uma biblia louca....aonde os evangelicos vao..heim,???

    ResponderExcluir
  41. a biblia dake é uma biblia que pode conter sim heresias,mas é ótima,e faz voce pensar e querer aprender ainda mais sobre a palavra de deus,por isso nao é um desperdicio comprar uma, ela é uma biblia pra quem le a biblia,e se voce ler a biblia e orar,o espirio santo nao o deixara comfundido e nem cair em heresias...

    ResponderExcluir
  42. Ele não lhes negará nenhuma benção”

    podemos pedir sim mas Deus só nso dará o que for bençao para nós e a respeito da fé de Deus é a fé vinda de Deus... Homens erram entao talves nem seus estudos estejam corretos Deus sabe de todas as coisas

    ResponderExcluir
  43. E disse oespirito a Felipe ;chega-te a esse carro.E correndo Felipe ,ouviuque lia o profeta Isaias e disse; entende o que les ? E ele disse;como poderei entender ,se alguem me nao ensinar?

    ResponderExcluir
  44. Estou muito triste,com certos comentarios,eu tambem sou nova convertida e precisso de alimento solido,e os comentarios me fazem ficar como ondas do mar,levada pela sorte dos ventos..... em quem acredita? Ficarei com Deus e a sua palavra ela nao me faltara amem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler por mais de 30 anos mais de um milhão de palavras da bíblia comentada Dake recomendo que compre já desafiei ^todos^e eles correm Grato

      Excluir
  45. Ainda escrevendo a Timóteo, o apóstolo Paulo o aconselha: “Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não traz proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes” e “Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas” (2 Tm 2:14;23).

    ResponderExcluir
  46. SE A propria biblia corrigida de almeida ja contem erros de traduçao, o que poderiamos esperar de um homem que passou metade de sua vida examinando as escrituras.... pegar um texto isolado e critica-lo e facil....todo homem e propenso a erros.. a nossa regra de fe e conduta e unicamente a biblia sagrada...a faljha foi da CPAD que esta preocupada so com lucros e deixa veicular esses milhares de exemplares da biblia DAKE.

    ResponderExcluir
  47. não tenho nada a declarar,só o que tenho pra dizer que JESUS está voltando,e muitos estão preocupados em atacar o que o outro pensa,ou a maneira que age.não sei quem está certo ou errado,só sei que JESUS ESTA VOLTANDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Jesus não vai voltar, o vai acontecer é a mudança de paradigma, nós é que nos transformamos para melhor, ou talves somente aqueles que adquirir as riquezas incorruptiveis, e que os ladrões não podem roubar, que são conhecimentos e acima de tudo a sabedoria, este planeta ainda tem 05(cinco) Bilhões de anos, para ver o ser humano evoluir, conheça a ti mesmo, e sejam mesmtre de si mesmo, para serem mestre dos outros, busquem se salvar da ignorancia, porque se não fizer isto, o tempo te fará coercitivamente; não brinquem de vítimas, porque somos culpados de tudo que está acontecendo em nosso planeta e também mundo espiritual; abram os olhos, porque se não vão ficar por muito tempo nas trevas da ignorância; para quem entende a palavra espiritual e vive a espiritualidade sabe que os textos e comentários da Bíblia Dake estão corretos, só falta a vocês irmãos é ler com os olhos espirituais, e deixarem de serem obsecados por motivos profanos, que o fazem esquecer os preceitos da Religião.

      O CAVEIRÃO

      Excluir
  48. ANDRE W HAUTH 11 DE JANEIRO DE2013 20
    SOU MEMBRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS E ACREDITO QUE EM VEZ DE FICAR CRITICANDO E ATIRANDO PEDRAS.E VENDO DEFEITO EM TUDO PORQUE VOS TEOLOGOS NãO Vão GANHAR ALMAS PARA O REINO DE DEUS.ESSA é A NOSSA MíSSÃO.JESUS FOI CHAMADO DE HEREGE E QUE ESTAVA POSSUÍDO POR DEMONIOS JOÃO 7v20 SERÁ QUE NÃO É O MESMO EPIRITO QUE ESTAVA NAQUELAS PESSOAS QUE ESTAVAM APONTANDO O DEDO PARA JESUS NÃO É O MESMO QUE ESTA EM TÍ acuzando tudo e todos somente ler e não praticar a palavra de DEUS é ser farizeu



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VIVER VALORES HUMANOS E ESPIRITUAIS

      Marilu Martinelli

      Qual é o sentido da vida?
      E o sentido de estar vivo?
      Estas são perguntas que cada um de nós já se fez, se faz ou se fará mais cedo ou mais tarde. Atualmente estamos tão empenhados em realizar tarefas e objetivos de valores diversos que nos esquecemos de que o valor legítimo e genuíno é a maravilha de estarmos vivos.
      O mundo objetivo e seus apelos sensoriais nos afastam compulsivamente do nosso universo interior. Desde a escola até a universidade estamos acumulando informações, aprendendo tecnologias, e buscando especializações. As especializações limitam a visão de mundo e o universo de desafios que se apresentam dentro do âmbito de ação do próprio especialista. A educação é voltada para a especialização e a vida está pedindo uma formação generalista onde a prioridade é mais humana que cultural.
      Os valores espirituais e humanos são o que dispomos para apreciar a inteligência e a sabedoria da vida. Entramos na era da consciência e não sabemos exatamente o que é consciência. Para nós ocidentais consciência é algo diretamente relacionado a cabeça, como se o cérebro fosse gerador de consciência. Não é. O cérebro é uma usina de idéias e direciona a consciência para o cumprimento de propósitos e intenções. A consciência é basicamente a energia que modela o mundo, o nosso corpo, os pensamentos e tudo que é vivo.
      Como evoluir e elevar o nível de consciência? Somente pela reflexão e meditação.
      Quando falamos em meditação logo nos remetemos a alguém oriental sentado em posição de lótus. Nos esquecemos de que praticamente tudo que se refere a vida passa pela meditação, intencional ou não. A meditação nos ajuda a formar o caráter e a consciência espiritual. Meditando aprendemos a ouvir a voz do silêncio.
      Porque as melhores coisas não podem ser ditas?
      Porque estão além do pensamento. Transcendem a razão, a lógica e a palavra. A meditação nos disciplina para escolher o que pensar e a esvaziar a mente de pensamentos para receber revelações. Ela também nos ensina como viver intensamente os sentimentos e como criar e dar espaço para o novo.
      O que eu quero da vida e o que eu levo da vida?
      Eu sei me refazer das feridas causadas pelas perdas?
      Como aceitar o sofrimento como necessário?
      É assim que tem início a jornada interior para ir ao encontro da espiritualidade.
      O que é espiritualidade? É a capacidade inerente ao ser humano de ver e sentir o sagrado e se oferecer com gratidão e reverencia para servir a vida. A espiritualidade sempre foi o arauto do futuro e os valores espirituais a garantia da perpetuação da espécie humana. Quando negamos os valores espirituais ameaçamos a humanidade, a natureza e o planeta. A historia nos mostra que o conhecimento revelado pela voz silenciosa da alma é o que traz o verdadeiro progresso.
      No ser humano a imortalidade convive com a temporalidade como um divino paradoxo. Somos a alma num corpo experimentando uma maravilhosa aventura de consciência. A partir desse despertar para o esplendor do espírito, a vida material adquire nova dimensão e as mensagens de transformação começam a surgir das profundezas do nosso Ser. A vida deixa de ser um fardo pesado e é reconhecida como um presente.
      Identificar-se com o divino, o imortal dentro de nós é ultrapassar a idéia de Deus e o anseio por Deus para viver Deus.
      Valores Humanos não se refere a um conceito, não é uma teoria ou uma técnica, é o que somos. Os valores humanos são a bagagem que trazemos quando chegamos ao planeta e é a bagagem que levamos quando o deixamos. Viver valores humanos é viver a plenitude do potencial humano na esfera do tempo consciente da eternidade.
      Th Dr José Gualberto Muniz, CSsR

      Excluir
    2. Não damos a outra face para sermos apanhados; entenda se tem a Luz Espiritual, se não procure refletir sobre as causas espirituais!
      Quando me tornei teólogo a primeira mensagem ouvi foi: "Não escolhi ser pessoa comum. É meu direito ser diferente, ser singular, incomum, desenvolver os talentos que Deus me deu. Não desejo ser um cidadão pacato e modesto, dependendo sempre de alguém. Quero correr o risco calculando, sonhar e construir, falhar e suceder. Recuso trocar o incentivo por doação. Prefiro as intemperanças à vida garantida. Não troco minha dignidade por ajuda de outros. Não me acovardo e nem me curvo ante ameaças. Minha herança é ficar ereto, altivo e sem medo; pensar e agir por conta própria e, aproveitando os benefícios da minha criatividade, encarar arrojadamente o mundo e dizer: ISTO É O QUE EU SOU."
      A Ignorância é o caminho do atraso para se chegar à Luz!

      A Paz do Senhor estejam convosco.

      Th Dr José Gualberto Muniz, CSsR

      Excluir
  49. Honra-me sobremaneira dirigir a Vossa magnificência paivateologiaeestudo@gmail.com22 de maio de 2012 06:54 e pedir Desculpa por perturbar o vosso cérebro, onde reside a ignorância dos conhecimentos sobre as doutrinas mortas e o Cristianismo; Quem criou a denominação cristãos e em seguida por todos os Homens do caminho o Cristianismo foi o Apóstolo Lucas diante do Apostolo Paulo; Na verdade as palavras registradas são de conhecimento científico; sem transtornos psíquicos, e pobreza na linguagem escrita por V.M, humildemente seja o mestre de si mesmo, para que possa reinar servindo com amor ao próximo, sem ser submisso a dogmas obsoletos e em conflitos existencial; as questões religiosos só serão obtemperadas quando velhos conceitos forem reavaliados e mudanças tanto na estrutura das instituições escolares quanto no íntimo dos próprio professores forem feitas. Reavaliar conceitos significa pensar em todos os valores e verdades que até então aplicá-los na sociedade atual. Se encaixarem perfeitamente, eles ainda são válidos, caso contrário, é hora de mudar.
    Th Dr José Gualberto Muniz, CSsR

    ResponderExcluir
  50. Meu Deus voces que discutem tanto o que e certo o que e errado ! vcs estao defendendo os seus pontos de vista ,aquilo que acreditam,mais esquecem de respeitar o que os outros pensam ! AS Notas que estao na biblia Dake sao o ponto de vista dele,e o que ele acredita a verdade para ele.Respeitem isso,pois so o Nosso Deus pode nos julgar o que e certo o que e errado receba o que for bom pra vc e o que n for n receba Amen !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não damos a outra face para sermos apanhados; entenda se tem a Luz Espiritual, se não procure refletir sobre as causas espirituais!
      Quando me tornei teólogo a primeira mensagem ouvi foi: "Não escolhi ser pessoa comum. É meu direito ser diferente, ser singular, incomum, desenvolver os talentos que Deus me deu. Não desejo ser um cidadão pacato e modesto, dependendo sempre de alguém. Quero correr o risco calculando, sonhar e construir, falhar e suceder. Recuso trocar o incentivo por doação. Prefiro as intemperanças à vida garantida. Não troco minha dignidade por ajuda de outros. Não me acovardo e nem me curvo ante ameaças. Minha herança é ficar ereto, altivo e sem medo; pensar e agir por conta própria e, aproveitando os benefícios da minha criatividade, encarar arrojadamente o mundo e dizer: ISTO É O QUE EU SOU."
      A Ignorância é o caminho do atraso para se chegar à Luz!

      A Paz do Senhor estejam convosco.

      Th Dr José Gualberto Muniz, CSsR

      Excluir
  51. PRECISAMOS EXAMINAR TUDO DE ACORDO COM A PALAVRA QUEM TIVER A VERDADEIRA BÍBLIA QUE ME DÊ PARA NÃO MAS ERRAR.
    NÃO TÔ SENDO EGOÍSTA SÓ SOU HUMANO...

    ResponderExcluir
  52. É preciso saber perdoar, pois ninguém, é perfeito!
    E todos devem ser bastante cuidadosos ao ministrar a palavra de DEUS...
    por isso oremos e peçamos a orientação do DEUS nosso senhor, bem como a manifestação do amor dele dentro de nós. pois se julgássemos a nós mesmos,
    não seríamos julgados!!!

    ResponderExcluir
  53. essa biblia tem muita coisa boa e supera em muito o que os senhores criticam so conseguem ver os defeitos que pena

    ResponderExcluir
  54. acho perca de tempo ficarmos debatendo sobre esses assuntos,ao lermos a palavra verdadeira e genuína de Deus o Espírito Santo nos dará a verdadeira interpretação de qualquer dúvida que surgir em nossas vidas, o homem é falho, porém o Espírito Santo não.Basta tão somente pedir que Ele nos dará,Amém que Deus continue nos abençoando.

    ResponderExcluir
  55. pencao vcs que a comida vai chegar ate vcs mastigada se vim a sim a onde fica o gosto diferentes do ingredientes vamos ler a biblia vamos aprender o verdadeiro evangelho e depois estudar os pontos de vistas dos outros faca seus proprio esbocos..

    ResponderExcluir
  56. Um bando de tolos escandalizando o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Eu tenho a biblia Dake e ela é Show. Não me envergonho deste exemplar, pois, é como nosso irmão comentou acima: "São notas de comentário" se você não gostou o problema é seu o texto biblico é o mesmo. Oriento-vos a pegar seu exemplar da dake e doe a alguém que nunca leu a biblia e concerteza salvarás uma misera alma para o reino.

    A visão é o Reino.

    ResponderExcluir
  57. DIA DO TEÓLOGO (30/11) Parabéns! ☺

    Dia 30 de novembro é Dia do Teólogo. Conhecido por ser um estudioso dos livros sagrados ou das religiões. Na raiz da palavra Teologia está o estudo de Deus ou a busca por conhecer mais a Deus e suas revelações. O Teólogo é alguém instruído para lecionar, auxiliar nos ministérios eclesiásticos e promover a paz em ambientes complexos como hospitais, prisões e projetos sociais.
    "O bom Teólogo é aquele que consegue traduzir a Palavra de Deus de modo que o povo compreenda"

    OS DEZ MANDAMENTOS DO BOM TEÓLOGO
    Todo bom teólogo seguirá e entenderá esses mandamentos à risca.

    1. Não tente explicar o inexplicável (Há questões que são para somente crer, não para explicar.);
    2. Evite concentrar-se em especulações ou discussões em questões secundárias que não levam ninguém ao céu ou impedem de ir ao inferno (Isso é perda de tempo precioso que poderia estar sendo investido em outras questões edificantes para a Igreja, e mais, muitos por causa dessas discussões teológicas infindáveis perderam amigos e fizeram inimigos.);
    3. Aprenda a dizer: "Não Sei". (Se você não sabe, não enrole.);
    4. Domine o vocabulário teológico, leia muitos livros teológicos, continue fazendo cursos, se aperfeiçoando, estude, estude, estude;
    5. Não esqueça de seu momento com Deus, ore muito, leia e medite na Bíblia;
    6. Duvide de suas dúvidas (seja um pesquisador constante, vá atrás, não se contente com as dúvidas);
    7. Lembre-se que os motivos que unem os crentes são maiores do que os que os afastam (Enfatize as harmonias, as semelhanças e não os conflitos. Com exceção da apologética cristã que é útil e bíblica e milita contra heresias e seitas pseudo cristãs, não fique a criticar essa ou aquela denominação cristã por que seguem uma linha teológica diferente da sua. Seja sábio, teologia não é pra isso.);
    8. Lembre que o teu conhecimento teológico deve servir para levar a salvação aos perdidos e a edificação aos salvos e não para constranger ou humilhar teus irmãos (Você estudou para ser um melhor servo, não para ser senhor da razão. Às vezes, mesmo estando certo, o melhor é ficar calado para em uma oportunidade mais edificante argumentar e até mesmo, abençoar os opositores);
    9. Pregue e ensine com fervor e autoridade suas certezas e convicções e jamais as suas dúvidas (quando prega ou ensina uma questão ou tema que não possui convicção ou opinião formada, apenas causa confusão em quem o ouve);
    10. Não use a teologia como vaidade ou engrandecimento pessoal, use-a para edificação do Corpo de Cristo (lembre-se que deve servir e não ser servido).
    Simples assim.
    O bom teólogo entende bem isso. O mau teólogo considera isso um ultraje.

    Deus o abençoe e Parabéns a todos os Teólogos pelo seu dia!


    No Amor de Cristo, Jesus!

    ResponderExcluir
  58. DIA DO TEÓLOGO (30/11) Parabéns! ☺

    Dia 30 de novembro é Dia do Teólogo. Conhecido por ser um estudioso dos livros sagrados ou das religiões. Na raiz da palavra Teologia está o estudo de Deus ou a busca por conhecer mais a Deus e suas revelações. O Teólogo é alguém instruído para lecionar, auxiliar nos ministérios eclesiásticos e promover a paz em ambientes complexos como hospitais, prisões e projetos sociais.
    "O bom Teólogo é aquele que consegue traduzir a Palavra de Deus de modo que o povo compreenda"

    OS DEZ MANDAMENTOS DO BOM TEÓLOGO
    Todo bom teólogo seguirá e entenderá esses mandamentos à risca.

    1. Não tente explicar o inexplicável (Há questões que são para somente crer, não para explicar.);
    2. Evite concentrar-se em especulações ou discussões em questões secundárias que não levam ninguém ao céu ou impedem de ir ao inferno (Isso é perda de tempo precioso que poderia estar sendo investido em outras questões edificantes para a Igreja, e mais, muitos por causa dessas discussões teológicas infindáveis perderam amigos e fizeram inimigos.);
    3. Aprenda a dizer: "Não Sei". (Se você não sabe, não enrole.);
    4. Domine o vocabulário teológico, leia muitos livros teológicos, continue fazendo cursos, se aperfeiçoando, estude, estude, estude;
    5. Não esqueça de seu momento com Deus, ore muito, leia e medite na Bíblia;
    6. Duvide de suas dúvidas (seja um pesquisador constante, vá atrás, não se contente com as dúvidas);
    7. Lembre-se que os motivos que unem os crentes são maiores do que os que os afastam (Enfatize as harmonias, as semelhanças e não os conflitos. Com exceção da apologética cristã que é útil e bíblica e milita contra heresias e seitas pseudo cristãs, não fique a criticar essa ou aquela denominação cristã por que seguem uma linha teológica diferente da sua. Seja sábio, teologia não é pra isso.);
    8. Lembre que o teu conhecimento teológico deve servir para levar a salvação aos perdidos e a edificação aos salvos e não para constranger ou humilhar teus irmãos (Você estudou para ser um melhor servo, não para ser senhor da razão. Às vezes, mesmo estando certo, o melhor é ficar calado para em uma oportunidade mais edificante argumentar e até mesmo, abençoar os opositores);
    9. Pregue e ensine com fervor e autoridade suas certezas e convicções e jamais as suas dúvidas (quando prega ou ensina uma questão ou tema que não possui convicção ou opinião formada, apenas causa confusão em quem o ouve);
    10. Não use a teologia como vaidade ou engrandecimento pessoal, use-a para edificação do Corpo de Cristo (lembre-se que deve servir e não ser servido).
    Simples assim.
    O bom teólogo entende bem isso. O mau teólogo considera isso um ultraje.

    Deus o abençoe e Parabéns a todos os Teólogos pelo seu dia!


    No Amor de Cristo, Jesus!

    ResponderExcluir
  59. Quantos Irmãos entendidos aqui. Alguém se preocupou em enviar um email ao Instituto Dake nos EUA e perguntar se a Bíblia Dake foi Corretamente traduzita para o Português do Brasil (em suas notas)??
    Por que a CPAD não pode mais Publicá-lá hein entendidos? Pedem me Responder? A Editora Athos, que detém o contrato de publicação (sempre teve) da Bíblia Dake no Brasil, responderá em Breve, provavelmente na Justiça, do porque, alterou as notas de Dake e Colocou em destaque o nome DAKE na capa da Bíblia Sagrada. Eu acredito que comentários ignorantes, no sentido estrito da palavra, faz um mal terrível no meio cristão e evengélico. municia nossos inimigos católicos e Ateus a nos chamarmos de ingnorantes de forma pejorativa e com certa Razão.
    A igreja Evangélica ASS. de Deus nos EUA, exigiu a saída de DAKE da Igreja nos anos 30 por conta de seus comentários, mas nos anos 60/70 o readmitiu por ter admitido que falhou com ele e seus estudos.
    Agora não me venhar avaliar DAKE pelo que está escrito em Portugues do Brasil desta Bíblia que PARECE MESMO SER A BÍLBIA DO DAKE, dado ao apelo comercial de a CPAD e ATHOS deram a sua capa e também ao que suprimiram vergonhosamente dos comentários.
    Quer fazer algo de útil ao povo cristão do Brasil. Aprenda Inlgês, realize um estudo na fonte original (BÍBLIA - com comentários de Dake em Inglês) e depois venha falar em heresia e desrecomendar a "Bíblia DAKE" como querem os mercenários da CPAD e ATHOS.
    Sou Assembleiano desde de que nasci e Congrego na Assembléia de Deus de Camboriú/SC. Aqui, os "pastores de si mesmo" como diria o Irmão de Jesus, em Judas, também creem que há heresias.
    Fiquem na Paz do Senhor e Reflitam.

    Antonio Miguel.

    ResponderExcluir
  60. Não é o uso livre e ilimitado do nome de Jesus que nos garante resposta das orações. Isso se parece com exigir de Deus, e não pedir (outro ensino errado da Confissão Positiva).
    wholesale shirts and sweatshirts
    plain t shirt wholesale suppliers

    ResponderExcluir